EM CONSTRUÇÃO

ENTIDADE: UNDIME-RO
COORDENADORA: Claudelis Maria
Cardoso Ferreira
TUTORA: Dalva
Rossmann
CURSISTA: Poliane
Veli de Souza Almeida
Ministro Andreazza-RO
Período de Realização: Início:
01/04
Término: 31/07
Tecnologia na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC
O
curso visa oferecer:
v Subsídios
teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares
possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
v Planejar
estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos
disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à
construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem
efetivamente num bom desempenho acadêmico.
v Utilizar as TIC nas
estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a
aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu
desempenho.
Unidade 1
Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola
Objetivos:
- Compreender o potencial de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
- Estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica.
Atividade 1.1 Reflexões iniciais
Estamos vivenciando uma nova era
completamente informatizada, são tantas as tecnologias que nos assustamos com
tamanha a velocidade que surgem no mercado. O que é novidade hoje, já não é
amanhã.
E por incrível que pareça, os mais jovens as conhecem e sabem como
utilizá-las. Enquanto, nós pais e professores estamos apreensivos, porque temos
medo, receio de mexer nessas novas tecnologias. Medo de estragar porque são
equipamentos caros, medo porque não sabemos como usá-las.
Mas, esse novo mundo está batendo a nossa porta e temos que abri-la. E
para abrir, temos que estar preparados.
E a instituição escolar tem um papel de grande importância, que é o de
integração da tecnologia no processo ensino aprendizagem. Para isso, é preciso ter os materiais na
escola, e estes estarem à disposição e em lugar de fácil acesso. Nós,
professores, também precisamos nos preparar para a utilização destes meios de
informação, pois, caso contrário, as tecnologias pouco auxiliaram na nossa
prática pedagógica, devemos encarar as novas mudanças que as tecnologias
colocam para a educação, a fim de podermos explorar as potencialidades dos
novos recursos e podermos ajudar os
nossos alunos
Vivemos na sociedade da aprendizagem onde é privilegiado o cidadão
dinâmico, atualizado, que sabe liderar e que seja ávido por conhecimentos.
Portanto, a escola tem que formar um aluno que tenha a capacidade de absorver
muitas informações e colocá-las em prática no seu cotidiano.
Diante dessa nova situação é
preciso que a escola reflita, sobre essas transformações, e repense sua prática
para construir novas formas de ações que permitam lidar com essa sociedade,
pois terá que preparar seus alunos para serem cidadãos capazes de pensar e agir
diante das dificuldades que a vida lhes impuser.
ATIVIDADE 1.3_
ATIVIDADE 1.4 _
ATIVIDADE 1.5_ MAPA CONCEITUAL
ATIVIDADE 2.1 _ NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.2_ _EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE
ATIVIDADE 2.3_ CONCEITUANDO HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.4_ CONHECENDO E COMENTANDO TRABALHOS DOS COLEGAS
ATIVIDADE 2.6 _ PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.7 _ EXECUÇÃO DE ATIVIDADE PLANEJADA
ATIVIDADE 2.8 _ O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ATIVIDADE 2.9_ POSTER
Atividade 3.1 _ Contextualizando a mudança.
Atividade 3.3 _ Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Atividade 3.4 _ Desenvolvimento de Projetos de Trabalho.
Atividade 3.5 _ Conceito de Currículo.
Atividade 4.2 _
Portal do professor : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Domínio Publico: http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Smartkids _ http://smartkids.com.br
Ler e Compreender : http://www.atencaoprofessor.com.br
Rived: http://rived.mec.gov.br
kinema: http://www.kinema.art.br
cineduc: http://www.cineduc.org.br
midiaativa : http://www.midiativa.org.br/
Atividade 4.5
ATIVIDADE 1.5_ MAPA CONCEITUAL
ATIVIDADE 1.6_ O Que é Webquest?
UNIDADE 2
Objetivos da Unidade 2: Internet, hipertexto e
hipermídia
hipermídia
ü Apresentar a internet como espaço de colaboração e de
publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização
do que se faz na escola).
ü Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na internet;
entre eles, Wikipédia
e blogs.
ü Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro
na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
ü Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de
representação não linear do conhecimento, uma forma de representação
popularizada pela tecnologia computacional.
ü Promover algumas reflexões iniciais sobre a relação entre
esta forma de representação (o hipertexto) , os novos processos de leitura e
escrita gerados e as práticas pedagógicas correspondentes.
ü
Provocar o exercício de criação de
alguns hipertextos simples, utilizando os blogs como possíveis ferramentas de edição de
hipertextos.
ATIVIDADE 2.1 _ NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.2_ _EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE
ATIVIDADE 2.3_ CONCEITUANDO HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.4_ CONHECENDO E COMENTANDO TRABALHOS DOS COLEGAS
ATIVIDADE 2.6 _ PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.7 _ EXECUÇÃO DE ATIVIDADE PLANEJADA
ATIVIDADE 2.8 _ O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ATIVIDADE 2.9_ POSTER
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologia
Atividade 3.1 _ Contextualizando a mudança.
Atividade 3.3 _ Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Atividade 3.4 _ Desenvolvimento de Projetos de Trabalho.
Atividade 3.5 _ Conceito de Currículo.
Unidade 4
Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 4.2 _
Conhecendo Alguns Repositórios de Material Digital
Visitei alguns sites onde encontrei vídeos, arquivos de som e imagem educacionais.Com a proposta desta atividade realizei uma pesquisa virtual, descobrindo que uma diversidade de materiais em forma de vídeo, imagem e som. Nos sites visitados encontrei sugestões educativas e importantes para nós educadores, basta um simples clique nos links para viajar pelo mundo virtual. Lembrando que é sempre importante adicioná-los em favoritos ou tomar nota a parte para que seja facilmente encontrado em posteriores utilizações.
Endereços:
Portal do professor : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Domínio Publico: http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Smartkids _ http://smartkids.com.br
Ler e Compreender : http://www.atencaoprofessor.com.br
Rived: http://rived.mec.gov.br
kinema: http://www.kinema.art.br
cineduc: http://www.cineduc.org.br
midiaativa : http://www.midiativa.org.br/
Atividade 4.3
Leitura,reflexão e discussão
sobre mídia-educação
Os meios de comunicação são
ótimos e eficazes, mas é preciso fazer uso correto dos mesmos nas escolas,
famílias e instituições sociais, fazendo discussões e esclarecimentos sobre o
papel importante da mídia. Para que haja um trabalho em cooperação o professor
deve conhecer bem sua turma para planejar um projeto ou aula, em que deverá dar
uma missão aos grupos. Esse projeto dará a oportunidade a todos terem uma visão
geral do mesmo e também uma visão especifica, pois ali cada aluno terá que
descobrir ou colocar em prática sua habilidade, além de aprender novas informações
e possibilitar o trabalho em equipe. Esse trabalho desenvolverá também, a
organização, análise e reflexão, autonomia, autoestima, desenvolver a
criatividade e raciocínio para solução de problemas, entre outros e o
principal, aprendizagem significativa com experiências diversas. Cada
indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento diante delas,
que possibilite e desenvolva sua autonomia, sabendo se posicionar diante dos
mais diversos assuntos. As tecnologias são ferramentas, que o professor tem nas
mãos para ampliar seus recursos, possibilitando assim, que o mesmo consiga
juntamente com seus alunos uma aprendizagem de qualidade para todos. Portanto
cabe ao professor uma mudança de postura diante dessas mídias educativas em
função deste se tornar ainda mais importante, no momento em que passa a agir
como orientador ou facilitador do processo aprendizagem.
Atividade 4.5
Nenhum comentário:
Postar um comentário